Translate

domingo, 9 de setembro de 2012

BACALHAU DO ALI


BACALHAU DO ALI


Ali é um grande amigo que viaja e conhece o mundo inteiro.
Quando eu consigo um domingo de folga eu vou sempre almoçar na casa dele e sempre tem novidades e ou ingredientes de algum país que ele tenha ido a pouco tempo.
Vale falar que ele é um dos amigos que me abastece de temperos e ingredientes do mundo inteiro.
Na minha casa tenho paprica defumada , azeite, vinagre de jerez e açafrão que vem da Espanha, curry que vem da Índia, sal negro do Chipre, sal azul que vem do Irã, orégano da Sicília, azeites , flor de sal, e azeite trufado diretamente da França, trufas italianas em conserva, sal flocado da Inglaterra e por ai vai.
Sem contar o que vem de todos os estados Brasileiros que é um capitulo a parte e vou falar em outro post.
Nessa vez que fui almoçar ele me recebeu com esse bacalhau.
Para 6 pessoas
1 kg de lombo de bacalhau Gadus Morthua (é o melhor)
1 pimentão vermelho em tiras (Julienne)
1 pimentão amarelo em tiras (Julienne)
1 cebola bem grande em tiras(Julienne)
3 batatas rosas (asterix) descascadas , cortadas e fritas



azeitonas pretas portuguesas a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite muito azeite
salsa a gosto

Dessalgar o bacalhau uns dois dias antes, com água sempre gelada e na geladeira (isso faz uma diferença grande)
Desfiar ele ainda cru em lascas grandes e tirar a pele , espinhas que houver.


Levar ao fogo o azeite, as cebolas o bacalhau e os pimentões, refogando e mexendo até o bacalhau e os pimentões cozinharem, provar o tempero, regar com mais azeite colocar as azeitonas a batata e a salsa.
Servir acompanhado de arroz de brócolis.
Se criar muito liquido no bacalhau , tirar um pouco e fazer o arroz com esse liquido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário